Cortina Shadow em cozinha

As persianas têm espaço garantido nos mais diferentes projetos de interiores. Em uma linguagem popular, as persianas são um tipo de cortina que permite o controle da entrada de iluminação no ambiente. Elas oferecem uma série de vantagens e são encontradas em vários tipos e estilos. São uma outra opção, além das cortinas tradicionais de tecido, podendo inclusive ser complementares, dependendo do ambiente, seja residencial ou comercial.

Projeto: Juliana Pippi Arquitetura e Design | Foto: Rô Reitz

Projeto: Juliana Pippi Arquitetura e Design | Foto: Rô Reitz

Conheça alguns dos principais tipos de persianas que você encontra na Sofistique:

Persiana vertical

A principal característica deste modelo é a funcionalidade. O fechamento vertical permite grande controle da intensidade de luz no ambiente, e é fabricada com lâminas em tecidos translúcidos, blackout ou PVC. O formato de suas lâminas e o seu sistema de acionamento leve e preciso possibilita a instalação em grandes dimensões, com perfeita funcionalidade.

Persiana vertical

Foto: UNILUX

Persiana laminada

O modelo, antes comum apenas em escritórios, hoje, marca presença nos ambientes da casa. É prático e proporciona visibilidade e controle de luz. As persianas laminada ou horizontais mais utilizadas são as persianas de madeira e de alumínio.

Persianas de Madeira

Persianas em madeira atuam como objeto de decoração, deixando os ambientes mais sofisticados e aconchegantes. A madeira das lâminas ajudam a manter o calor do ambiente no inverno e a refrigeração no verão.

Persiana de madeira

Projeto: Helen Rezende | Foto: Lio Simas

 

Persianas de alumínio

As persianas horizontais de alumínio são modernas, práticas e funcionais. Proporcionam a solução ideal para ambientes com design moderno ou clássico que busquem a sintonia entre a sofisticação e a praticidade. Podem ser fabricadas em grandes dimensões e, dependendo do tamanho, têm mais de 60 cores.

Persiana de alumínio

Projeto: Espaço do Traço arquitetura | Foto: Lio Simas

Do ponto de vista técnico, são denominadas persianas os produtos que permitem controle de luminosidade e cortinas quando não permitem. No entanto, as cortinas abaixo, por serem baseadas em um sistema de roldanas, muitas vezes são trabalhadas como persianas.

 

Wanza

As cortinas Wanza possuem estrutura que mescla características de persianas e cortinas: é uma cortina produzida em tecidos especiais, e sua estrutura remete a lâminas de persianas, que basculam como tal. Esse modelo pode ser usado em janelas e aberturas, além de funcionar como uma prática solução para dividir ambientes. Suas lâminas podem ser reguladas em diversas posições, controlando a entrada de luz e a privacidade do ambiente.

Cortina Wanza

Projeto: Helena Rocha Arquitetura

 

Shadow

Apresenta duas camadas de tecido em lâminas horizontais que podem ser alinhadas ou desalinhadas, permitindo ou não a passagem de luz e transparência. Com ótimo controle de luminosidade em qualquer ponto de recolhimento da peça e movimentação diferenciada, esta peça confere sofisticação e funcionalidade ao ambiente.

Cortina Shadow em cozinha

Projeto: Espaço do Traço arquitetura | Foto: Lio Simas


Cortina Shadow em escritório

Projeto: Espaço do Traço arquitetura | Foto: Lio Simas

 

 

Romana

Caracterizada por estrutura de tecido reto, fixado ao trilho superior, o modelo lembra a estética de camadas e é recolhido em módulos. As cortinas romanas possuem design moderno e combinam com diversos estilos de decoração, garantindo leveza e praticidade. A peça cobre a janela de maneira uniforme quando aberta, e, quando fechada, tem acabamento dobrado na horizontal. É disponibilizada em uma grande variedade de tecidos: naturais, sintéticos, telas solares e blackouts, o que permite atender as exigências e necessidades do mercado atual.

Cortina romana

Projeto: Juliana Pippi Arquitetura e Design

 

 

Romana Sky Window

Semelhante ao anterior, porém é um modelo para ambientes com coberturas translúcidas. Permite controle solar e auxilia no controle térmico do ambiente. As cortinas Romana Sky Window são oferecidas em duas opções de tecidos, com toda a gama de cores de cada um.

Cortina Romana Sky Window

Foto: UNILUX

Rollô

O modelo tipo Rollô é prático e contemporâneo, que privilegia as linhas retas e simples. Com diversas opções de tecidos, a Rollô permite vários níveis de escurecimento, visibilidade, luminosidade e privacidade dos ambientes, desde uma cobertura suave e transparente da janela até o seu fechamento total. Quando encolhidas, as cortinas Rollô ficam enroladas, ocupando pouco espaço.

Cortina rollô

Projeto: Juliana Pippi Arquitetura e Design | Foto: Rô Reitz

Plissada

O modelo tem forma dinâmica e ondulações acentuadas. A iluminação suave difundida pelas cortinas plissadas deixam os ambientes aconchegantes, elegantes e sofisticados. O tipo de tecido do qual é feita determina a luminosidade do ambiente. Devido ao estilo plissado, a cortina, quando encolhida, compacta-se ocupando pouco espaço.

Cortina plissada

Fonte: UNILUX | Projeto: Alexandre Voigt e Rafael Santos | Foto: Lio Simas

Painel

O modelo Painel é uma excelente solução para grandes vãos, pois é composto por folhas de tecido deslizantes que são recolhidas lateralmente de modo suave. Podem ser feitos a partir de uma variedade de coleções de tecidos naturais, sintéticos, rústicos, transparentes e telas solares, aplicando-se a todos os estilos de decoração.

Cortina painel

Foto: UNILUX

Diamond

As cortinas Diamond possuem uma leve estrutura com lâminas de tecido horizontais revestidas externamente por uma fina camada de voal, que proporciona um excelente efeito de movimento. Suas diversas padronagens e texturas enriquecem as possibilidades de uso.

Cortina Diamond

Projeto: Juliana Pippi Arquitetura e Design

Celular

As telas da cortina Celular são práticas, duráveis e extremamente macias ao toque. Disponíveis em cores modernas, possuem excelentes propriedades acústicas e térmicas, sem que isto afete a elegância de sua aparência.

Cortina celular

Fonte: UNILUX | Projeto: Passing Arquitetura e Construção | Foto: Juliano Fernandes

Sublime

Seu estilo faz referência ao formato das cortinas tradicionais, combinando a praticidade da persiana com a leveza nas cortinas. É formada por lâminas verticais de tela, compostas de maneira harmônica a um leve tecido translúcido, que produzem um efeito delicado e ao mesmo tempo clássico e elegante à peça. É ideal para compor grandes janelas e vãos de passagem.

Cortina sublime

Foto: UNILUX

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

limpar formulárioEnviar