Chegamos ao fim de 2016, hora de já pensar nas tendências para o ano seguinte. O que deve aparecer – ou ressurgir – na decoração, combinando diferentes elementos visuais, estéticos e cores para a criação dos projetos de interiores. Confira algumas tendências na decoração para 2017:
Cores para 2017
Será um ano de meio-tom. As cores puras dão lugar a cores com uma leve interferência do cinza, seja nas paredes, cortinas e outros objetos. Azuis, verdes, rosa e até mesmo o amarelo devem ser menos vibrantes, tanto em tons mais claros como nos mais escuros. Tons como palha, areia, nude e cinza-gelo são boa opções entre os tons claros; coral, azul-acinzentado, verde-petróleo e cinza-chumbo são exemplo para os tons escuros. Entre os metalizados, bronze e cobre são a tendência.
Dica importante: ao pensar a cor do ambiente, imagine ele com a luz do dia e também quando escurece, já que as lâmpadas podem deixar a pintura um pouquinho mais fria.
Estampas para 2017
As referências geométricas vêm com tudo. As linhas e formas retas estarão muito presentes e podem estar nas cortinas, almofadas ou papel de parede em tons coloridos ou mesmo na combinação preto/branco/cinza. Outra tendência é a mistura de estampas – listras, formas geométricas, poás, florais – que tornam o ambiente mais alegre e descontraído. Só é preciso tomar cuidado com os excessos para não cansar.
Estilos para 2017
Assim como você pode misturar estampas, pode mesclar estilos. Os ambientes visualmente diferentes com mistura de estilos chegam com força em 2017. A combinação de móveis antigos ou rústico com peças mais contemporâneas traz muita personalidade para os espaços, conferindo-lhe um ar moderno. Outra tendência é o estilo minimalista, com ornamentação mínima, dentro do conceito de “menos é mais”. Este é o ideal para cômodos pequenos, pois uma decoração mais clean tende a transmitir a sensação de mais espaço.